A saúde física e mental

“Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.”(Romanos 5:12)



O mundo pós-moderno é contraditório em relação à saúde física, mental e emocional. Apesar da grande quantidade de métodos terapêuticos, remédios, hospitais e clínicas especializadas, nunca houve tantas pessoas enfermas no corpo e na alma, como nos últimos tempos. Nós, que conhecemos a Palavra de Deus, sabemos que esse quadro é conseqüência do pecado transmitido a todos os homens. A ORIGEM DAS DOENÇAS - O pecado no Éden. 

As doenças originaram-se da queda do homem no Éden. Antes do pecado, não havia enfermidades, desgastes, envelhecimento e morte, mas a desobediência de nossos primeiros pais trouxe medo, moléstias, deterioração e morte (Gn 3:10,17-19). A primeira enfermidade foi de ordem emocional. A Bíblia sustenta que Adão e Eva, ao pecarem, sentiram medo (Gn 3:8-10). 
Depois, certamente sobrevieram-lhes as demais seqüelas emocionais, psicológicas e físicas. É do pecado, como estado e como ato, que procedem todas as doenças. A corrupção do gênero humano - À medida que o pecado crescia no mundo, diminuía a duração da vida humana na terra. No início da criação, o homem vivia centenas de anos (Gn 5:1-27), mas com a multiplicação da iniqüidade, Deus limitou-lhe a vida a 120 anos (Gn 6:3,5-7;11,12). Mais tarde, na dispensação da Lei, a média da vida humana decresceu para 70 anos (Sl 90:10).
A desobediência ao Senhor - Deus prometeu ao povo de Israel abençoá-lo grandemente, caso obedecessem à sua voz (Dt 28. 1-13). Em contrapartida, se desobedecessem, levariam sobre si as maldições proferidas no Monte Ebal (Dt 27:11 -26), entre as quais todos os tipos de enfermidades. A PROLIFERAÇÃO DAS DOENÇAS FÍSICAS - Vivemos em um mundo bastante enfermo. 

Há doenças que são originárias exclusivamente da obstinada desobediência: “Porque o que semeia na sua carne da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito do Espírito ceifará a vida eterna” (Gl 6:8). Apesar do notável avanço da ciência, há determinados tipos de doenças que continuam ceifando milhares de vidas. O infarto do miocárdio mata cerca de 350.000 pessoas por ano no Brasil. Dentre as causas que provocam este mal destacam-se o estresse e os maus hábitos alimentares. Câncer que continua sendo uma das enfermidades mais temidas e devastadoras do mundo. Atinge a qualquer pessoa indistintamente, inclusive os crentes. 
É preciso orar e ensinar, com base na Palavra de Deus, sobre a cura divina, mudança de hábitos e estilo de vida. Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a terceira causa de mortes no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Infelizmente, muitos servos de Deus têm sido vítimas desse terrível mal. DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS - Tudo começa na mente. Se a mente não estiver sã, o corpo também não estará. De acordo com a Medicina e a Psicologia, muitas doenças são causadas por problemas emocionais, tais como medo, inveja, raiva, ira, mágoa, ódio. 

A Bíblia adverte que não devemos estar inquietos por coisa alguma e que precisamos ter paz interior (Fp 4:6-8). Por isso, amar e perdoar são sentimentos preventivos contra as doenças mentais e emocionais (Jo 13:34,35; Cl 3:1 3; SI 18:1a; Rm 12:10). Doenças causadas por tensão emocional - Há inúmeras doenças que têm origem nesse terrível inimigo da saúde. Por isso, a Bíblia ensina: “O coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito abatido virá a secar os ossos” (Pv 17:22). Ler Pv 14:30; 15:13; Ne 8:10. Fatores que contribuem para doenças psicossomáticas - Competitividade excessiva. O mundo moderno é extremamente competitivo, razão pela qual grande parte das pessoas é ansiosa. 

A Bíblia nos recomenda “descansar no Senhor” (Sl 37:5,7; Mt 6:30-34). Luta pelo sucesso profissional - A falta de preparo profissional, o desemprego e a obtenção de um bom desempenho profissional, levam muitos a ficarem frustrados. O crente em Jesus não se desespera, mas confia no Senhor (Sl 55:22; l Pe 5:7). Insucesso na vida afetiva - Há muitos que sofrem porque não conseguem se casar e constituir uma família.Isso também ocorre no meio evangélico. O remédio? Confiar em Deus. 

Ele é a solução para todos os nossos problemas. Estresse - O estresse ocasional não causa neuroses ou outro tipo de doença da mente. Entretanto, o estresse constante tende a desenvolver enfermidades mais graves. 

Por isso, a Bíblia ensina que não devemos andar ansiosos (Mt 6:25), e que nossas ansiedades devem ser lançadas sobre o Senhor (l Pe 5:5-7). Nesse sentido, a igreja deve ser instruída à luz da Palavra e da ciência social, pois, conforme nos ensina a Bíblia, devemos entregar o nosso caminho ao Senhor; confiar nele, e Ele tudo fará (Sl 37:5; Mt 6:33). É por aí... Espero ter ajudado. Semana vitoriosa a todos. 

Boletim 27/11/2016
Pr. Dário Rocha
A saúde física e mental A saúde física e mental Reviewed by Central da Vida on 11/29/2016 12:34:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Não deixe de comentar, estamos ansiosos esperando sua opinião.

Lembre-se que você pode escolher comentar pelo FACEBOOK, clicando na opção nessa barrinha escura aí acima!

Porém antes de Comentar leia:
-Comente só sobre a postagem; (Caso queira falar conosco clique em "Contato")
-Este blog é público, e várias pessoas acessam diariamente, por isso não coloque seu número telefônico, senha, ou dados pessoais nos comentários.

Image Link [http://3.bp.blogspot.com/_Fci168erGdQ/SSRaF9y9-II/AAAAAAAAAS0/JZ2NPEsH8-Q/S220/101_1247.jpg] Author Name [Igreja Batista Central do Jordão] Author Description [Uma igreja que existe para lhe ajudar a crescer espiritualmente com os propósitos de Deus para sua vida.] Facebook Username [ibcjordao] Twitter Username [none] GPlus Username [+ibcjordaotv] Pinterest Username [none] Instagram Username [none]